(19) 99140.1808 - contato@a2n.com.br

A2N Comunicação

Notícia Comp-lan: segurança e controle da Internet geram economia

Já se passaram alguns anos desde o surgimento da Internet. Ao Brasil, ela chegou no ano de 1988, primeiro no mundo acadêmico – um professor da USP buscava um meio mais ágil de contatar instituições de outros países. A partir de 1991, com o surgimento da ‘www’, a Internet se popularizou e passou a servir a fins comerciais.

Em História, este período de pouco mais de 20 anos desde o nascimento da Internet é muito curto. Por outro lado, o fato dela ser tão imprescindível em nosso cotidiano altera totalmente esta noção de tempo, afinal, é difícil conceber hoje um mundo sem a rede.

Para o mundo dos negócios, a Internet é decisiva, mas ainda há muitos pontos em discussão. Um dos principais é o uso recreativo pelos funcionários em horário de trabalho. Até hoje há uma grande polêmica em torno do tema: de um lado, empresas bloqueando acessos; de outro, organizações defendendo o acesso livre. Todos longe de um consenso.

“Em minha opinião, nunca haverá consenso e isso é ótimo, pois cada empresa tem suas especificidades. Justamente por isso, trabalhamos hoje com controles inteligentes de uso da Internet e segurança da rede, que permitem estabelecer regras específicas para cada ambiente”, explica Alexandre Alem, diretor comercial da Comp-lan, empresa de Infraestrtura em Tecnologia.

Segundo o diretor, o tema da segurança de Internet é bastante discutido, mas ainda remete à ideia de hackers e ameaças do gênero. O investimento em segurança externa é realmente importante, afinal, cerca de 85% dos malwares – vírus, spywares e outros códigos maliciosos – que contaminam os computadores das empresas vêm da Internet. A maioria é baixada sem que a pessoa perceba, de maneira involuntária. “Na prática, porém, os principais problemas têm origem dentro da empresa, e não fora. O grande problema que as empresas enfrentam é o mau uso da internet dentro de seus corredores”, afirma.

A primeira percepção é de que os funcionários gastam muito tempo navegando na Internet para fins particulares e esse tempo representa não apenas perda de produtividade, mas sim um prejuízo final bem maior. “O uso desnecessário da Internet representa um gasto parcial da banda larga da empresa, então, torna a rede mais lenta para os funcionários que efetivamente estão dependendo dela para atividades importantes no trabalho. É um prejuízo para empresa difícil de ser mensurado, mas bastante real. Na prática, o mau uso da Internet pode prejudicar muito mais do que se imagina. O uso de ferramentas de controle garante, portanto, que os recursos da Internet estejam disponíveis para os fins corporativos”.

A principal preocupação dos empresários que buscam soluções para controle de internet é realmente reduzir os problemas de produtividade. Ferramentas de comunicação instantânea, como o MSN, por exemplo, também mobilizam grande preocupação. Trata-se de um tipo de ferramenta bastante útil para baratear e agilizar a comunicação, mas conversas particulares muitas vezes engolem o tempo do funcionário. “Nossos clientes têm obtido excelentes resultados com uma ferramenta que alerta os usuários do monitoramento. Automaticamente, ao saberem desse fato, as pessoas se policiam e utilizam melhor os recursos da Internet”, explica Alem.

Para Alexandre, esta “autocensura” representa um importante ponto de equilíbrio para os dois lados envolvidos: empresas e funcionários. Quando a empresa instala uma ferramenta para controle de sua rede, desperta nos funcionários um senso maior de responsabilidade. “Em pouquíssimo tempo, percebemos uma queda drástica no uso da Internet de uma maneira natural, sem grandes conflitos. A partir daí, empresa e funcionários chegarão a um consenso sobre suas regras. A instalação dessas ferramentas significa clareza no estabelecimento das regras para cada empresa. Quando as regras são claras, fica mais fácil discuti-las, aceitá-las, e, principalmente, cumpri-las”.

Na Comp-lan, os produtos mais procurados pelos clientes para controle e segurança de rede são o BRMA, ferramenta de firewall e controle de Internet, o SmartWeb, que efetua um controle inteligente de conteúdo, monitorando a navegação na web e o Messenger Policy, para controle de ferramentas de comunicação instantânea, como o MSN. Os produtos são fornecidos pela BRconnection. A Comp-lan é um representante certificado, que cuida de todo processo de instalação, manutenção e adequação das ferramentas para cada caso.

A2N Comunicação
Rua Lupércio Bueno de Camargo, 09 - Jd. Santana - Campinas / SP - CEP 13088-671
(19) 3296.2949 - contato@a2n.com.br